O 5G (a internet móvel de quinta geração) é um novo padrão de transmissão de dados que chega ao mercado, proporcionando maiores velocidades, cobertura e recursos em relação ao 4G, prometendo conectar tudo, em qualquer lugar e o tempo todo.
Uma verdadeira revolução tecnológica, um potencial para a digitalização da economia, particularmente para a indústria 4.0, oferecendo um enorme mudança de paradigma das comunicações, que possibilita a criação de novos produtos, serviços e modelos de negócios.
Estima-se que o 5G oferecerá uma velocidade de 10 a 20 vezes maior que o 4G. Na prática, um arquivo de 1GB poderia ser baixado em menos de 10 segundos.
![]() |
Um panorama do avanço das tecnologias de rede dados até o 5G. |
O Que é o 5G e Como Ele Pode Mudar as Nossas Vidas
O que muda com o 5G em minha empresa?
O 5G é muito mais eficiente em lidar de maneira simultânea com milhares de dispositivos. Desde celulares a sensores de equipamentos, câmeras de vídeo e iluminação urbana inteligente.
Sua redução no atraso da circulação de informações expande as aplicações que usam big data (uma grande quantidade de dados podem ser analisados rapidamente), Inteligência Artificial - IA (Programas e sistemas mais evoluídos e capazes de tomar decisões), Realidade Aumentada (Digitalização e Virtualização de Produtos) e Infraestrutura Urbana Inteligente (Transportes e entregas programadas).
Possibilita, por exemplo, a popularização dos serviços de telepresença em tempo real, que permitem não só a videoconferência com quem está longe, mas a manipulação de produtos e serviços num ambiente virtual a distância)
A tecnologia proporciona maior segurança, capacidade de tráfego, estabilidade e alta velocidade, características que o 3G e o 4G não foram capazes de oferecer.
5G na indústria: menos latência nos processos e mais conectividade
Uma das grandes vantagens é a redução da latência. Latência é o tempo de resposta de um aparelho (delay), medido entre o momento em que ele recebe um sinal até a execução da ordem recebida. A baixa latência do 5G permitirá comunicação com resposta rápida, o que tornará viável novas aplicações tecnológicas que precisam de resposta em tempo real para conseguir se adaptar a ambientes em constante mudança.
Quanto menor a latência, mais rápida será a reação de um aparelho acionado à distância. No caso do 4G, esse delay é de 10 milissegundos; o 5G irá reduzir esse tempo a um milissegundo. Com isso, aumentará a Densidade de Conectividade que permitirá a conexão simultânea de muito mais aparelhos do que o 4G. Espera-se que a rede consiga suportar 1 milhão de conexões por quilometro quadrado, contra os atuais 100 mil alcançados pelo 4G.
5G na indústria e a Internet das Coisas
A utilização do 5G na indústria poderá acelerar inovações, principalmente no que se refere à Internet das Coisas (IoT). Com a popularização da nova tecnologia, qualquer objeto será capaz de se comunicar, o que levará a indústria a uma nova era. A Internet das Coisas permite conectar máquinas a uma rede de computadores por meio de sensores e dispositivos, possibilitando a centralização e automação do controle e da produção de uma indústria.
As fábricas poderão expandir o uso de robôs e realidade virtual, enquanto os escritórios terão mais funções automatizadas por inteligência artificial. Dentro de uma indústria de móveis, a Internet das Coisas, além da otimização dos processos, ajuda na produção de itens customizados, melhores tecnologicamente, com design mais arrojado e com menor custo de produção para a empresa - uma economia que acaba sendo repassada ao consumidor final e tornando a indústria mais competitiva.
Já no varejo, a tecnologia possibilita um CRM - Customer Relationship Management (sistema de Gestão do Relacionamento com o Consumidor) – mais inteligente, promovendo a diferenciação das lojas de móveis, que podem passar a ser conectadas com sensores, aplicados nos pontos de venda, para interagirem com os consumidores por meio de smartphones, oferecendo uma experiência de compra melhor e mais interativa.
5G na indústria e a Robótica Colaborativa
A robótica colaborativa é uma importante vantagem competitiva para a empresa, pois oferece facilidade na programação, não requer programadores experientes e pode ser realizada diretamente pelos operadores, no chão de fábrica.
Por isso, a chegada da tecnologia 5G deve impulsionar ainda mais a utilização de cobots (robôs industriais que trabalham em conjunto com pessoas na linha de produção) em empresas de todos os portes. Em termos de produtividade, agrega mais flexibilidade e eficiência.
Um processo de automação eficiente e com alta competitividade é uma das principais razões para uma empresa investir em cobots, tanto pelo incremento produtivo quanto pela garantia de segurança dos colaboradores, liberando-os de trabalhos repetitivos, em ambientes sujos ou perigosos e cumprimento de normas técnicas.
A Indústria Moveleira e o 5G
O segmento de marcenarias vive hoje um processo gradual de transformação em sua metodologia operacional. A produção em escala, a gestão orientada a projeto padronizados, e sistemas de processos, ganham espaço devido aos fatores de qualidade, preço e prazo de entrega.
Com a chegada da 5G isso tenderá a alargar mais com a virtualização das apresentações dos projetos, orçamentos automáticos, a customização dos produtos, as formas de pagamento dos serviços e a integração tecnológica entre o cliente e a empresa. Tudo será tudo mais interativo. O envio das informações entre o setor de vendas e o setor produtivo será automático em questão de segundos, todas as informações estarão acessíveis, tanto para o cliente, como para o proprietário, como para a produção em tempo real. E será possível tomar pequenas decisões e tirar dúvidas momentos antes da confecção do produto. A manutenção das máquinas e o controle dos processos se tornarão mais automatizados e independentes, e com a robótica e a inteligencia artificial, irão se auto ajustando conforme a necessidade. Com a Impressão 3D, os empresários terão suportes mais rápidos, com a confecção de peças e produtos, que solucionarão vários entraves e gargalos dos processos. O Sistema de Expedição e Controle de Estoque se retroalimentarão com dados, através de sensores e alarmes, que avisarão a cada setor o que precisam naquele momento. As entregas serão mais rápidas e eficientes e o controle de qualidade será visual e realista. A tecnologia 5G estará ativamente no meio de tudo isso, controlando todo o sistema remotamente na palma da sua mão.
Tire a mão da massa e coloque o cérebro no negócio
Os empresários marceneiros precisam mudar seus paradigmas, pensar diferente, novos hábitos e novas práticas, é preciso mudar o pensamento do negócio, a sua nova forma de atuar no mercado. Organizar e seguir processos para ter a gestão das vendas, controle financeiro e ordem de produção. Implantar novas práticas que fazem a marcenaria crescer, aumentando seu mix de produtos, reduzindo custos desnecessário e melhorando o prazo de entrega dos projetos. Investir corretamente seu tempo e o seu dinheiro em novas tecnologias e capacitação de seus colaboradores.