QUEM SOMOS

QUEM SOMOS

Um grupo de empresários do ramo de marcenaria com objetivos comuns, tendo por base o modelo de sistema cooperativista de mercado, para a conquista de suas metas.

HISTÓRICO

Em Abril de 2004, um grupo de Marceneiros, procurava o SEBRAE para receber orientação em seus negócios, e após um período de capacitações nas mais diversas áreas, nascia a idéia da AMFOR (Associação das Marcenarias de Fortaleza), que só foi fundada oficialmente e registrada em outubro de 2006.

1ª Logomarca da AMFOR em 2004.

Em 2014, com oito empresas associadas, a AMFOR mudou sua denominação para: "Associação de Indústrias de Móveis Projetados de Fortaleza".

Durante 2014 a 2016, algumas das empresas associadas saíram e/ou abandonaram a AMFOR, ficando defasada os cargos de sua composição, e assim, parando algumas de suas atividades. Essa 1ª Geração de Empresários ainda teriam surpresas...

No dia 3 de Julho de 2016, por meio do Aplicativo "Whatsapp", foi criado o grupo "MARCENARIA CEARENSE", com o objetivo de levar noticias, informações, dicas, projetos, cursos... por acreditar que este segmento será mais fortalecido com a união de todas as marcenarias. Em pouco menos de 15 dias, um novo grupo de empresários se reuniram pela primeira vez para se conhecerem, analisarem e discutirem o início de uma Central de Negócios voltada exclusivamente para o setor moveleiro do Estado. Na mesma semana o projeto foi encaminhado para o Sebrae, onde o Sr.Ivan, Diretor Executivo da Industria analisou o projeto e nos direcionou a AMFOR e AMPEJW como base de apoio para a continuidade do processo de formação da nossa Central.

Nasceu assim a 2ª Geração de empresários da AMFOR.

No decorrer de todos esses anos, os empresários receberam cursos voltados às necessidades da Rede, como treinamentos especializados sobre: associativismo, relações interpessoais, técnicas de vendas, atendimento ao cliente, além de cursos gerenciais nas áreas de layout, financeira e administrativa. De fato, o associativismo das empresas membros da Rede possibilitou a aprendizagem em inúmeros setores, desde finanças, passando por gestão organizacional e, inclusive, gestão de produção. Assim, essa busca e coleta de informações são praticadas tanto entre os próprios gestores como em fontes externas à rede, sendo extremamente valorizadas inclusive como incentivo ao fortalecimento das relações entre os seus membros.

A AMFOR é composta, atualmente, por 20 empresas associadas, todas formais, com CNPJ ativos dentro do segmento de fabricação de móveis. Representado pelos seus associados, a mesma se destaca frente aos trabalhos dos marceneiros que trabalham de forma isolada, em função de os integrantes da rede fazerem articulações e estabelecerem negociações vantajosas com parceiros externos a ela. Dentre essas negociações, podem-se apontar aquelas desenvolvidas com os fornecedores, por intermédio de compras conjuntas, que os levam a participar de feiras nacionais e internacionais e a obter capacitações para os associados.

Também vale destacar o estabelecimento de parcerias com várias Instituições, a exemplo do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), do Sindicato da Indústria do Mobiliário do Estado do Ceará (SINDMÓVEIS), do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e da Associação dos Micro e Pequenos Empresários do José Walter (AMPEJW).
_____________________________________________

MISSÃO


Fortalecer o setor da Indústria Moveleira do Estado do Ceará, através do relacionamento comercial e de comunicação entre as empresas de marcenaria, garantindo uma melhor competitividade no mercado.

VISÃO

Ser um empreendimento coletivo de soluções de mercado no setor moveleiro, com empresas consolidadas no estado do Ceará, até 2030.

VALORES

Valorizamos os princípios de Cooperação, Unidade, Conduta honesta, Clareza de comunicação, Transparência de atitudes e Satisfação dos clientes.
_______________________________________________

ORGANIZAÇÃO


A Rede possui um Estatuto Social que a inscreve na formalidade e um Regimento Interno que norteia sua trajetória e direciona o caminhar cooperativo do grupo. Segundo o Estatuto, em seu art. 46, que trata da definição do processo de eleição para os cargos da Diretoria e dos Conselhos, as eleições realizar-se-ão em Assembleia Geral, a cada dois anos, permitida a recondução dos eleitos nos próximos pleitos. A direção da AMFOR utiliza a titularidade de cargos, comum aos modelos formais de associação, sendo exercida pelo seu Presidente Diretor, escolhido por meio de votação em Assembleia Geral Ordinária, que acontece de forma livre e democrática, a cada dois anos, no mês de dezembro.

  • ASSEMBLÉIA GERAL
    • Órgão supremo do Grupo que, conforme o prescrito na Legislação e no Estatuto, tomará toda e qualquer decisão de interesse das empresas associadas, através da responsabilidade coletiva que se expressa pela presença da maioria, nas discussões e nas deliberações.
  • DIRETORIAS
    • Órgão superior da administração do grupo. É de sua competência a decisão sobre qualquer interesse do Grupo e de seus membros nos termos da legislação, do Estatuto e das determinações da Assembléia Geral. As Diretorias são formadas pelos próprios membros, no gozo de seus direitos sociais, com mandatos de duração (no máximo de 2 anos) e de renovação estabelecidos pelo Estatuto. Dentro das necessidade que compões as atividades da associação temos hoje os seguintes cargos de diretoria na hierarquia de suas competências:
      - DIRETOR PRESIDENTE
      - DIRETOR ADMINISTRATIVO
      - DIRETOR FINANCEIRO
      - DIRETOR DE MARKETING
      - DIRETOR COMERCIAL
      - DIRETOR TÉCNICO
  • CONSELHOS
    • Formado por três membros efetivos e três suplentes, eleitos para a função de fiscalização da administração, das atividades e das operações do grupo, examinando livros e documentos entre outras atribuições. É um órgão independente da administração. Tem por objetivo representar a Assembléia Geral no desempenho de funções durante um período de doze meses. Hoje temos os seguintes Conselhos:
      - CONSELHO DE ÉTICA
      - CONSELHO DE QUALIDADE
      - CONSELHO FISCAL
_______________________________________________

ATIVIDADES

  • CENTRAL DE COMPRAS E VENDAS
    • A Central de Compras e Vendas promoverá novas formas de compras e vendas junto a Fornecedores e Clientes para o crescimento econômico do grupo.
  • CENTRAL DE PROJETOS
    • A Central de Projetos dará todo suporte de projetos, orçamento e planos de cortes, bem como as documentações necessárias para a agilidade das vendas.
  • CENTRAL DE MARKETING
    • A Central de Marketing oferecerá as empresas um acesso direto aos canais de comunicação, promovendo uma melhor apresentação e divulgação de suas marcas nas diversas mídias sociais.
  • CENTRAL DE EVENTOS
    • A Central de Eventos promoverá feiras, exposições, encontros e novas parcerias que irão fortalecer e expor as empresas no mercado de forma mais consistente, visando mais fechamento de negócios.
  • CENTRAL DE APOIO
    • A Central de Apoio oferecerá cursos e consultorias especializadas que agregam valores de conhecimento e solucionará problemas de gestão econômica, organizacional, logística, estrutural e pessoal de cada empresa do grupo.
_______________________________________________

VANTAGENS DE SER ASSOCIADO
Ser associado da AMFOR é fazer parte de um seleto grupo de empresas com compromissos concretos para o desenvolvimento do setor moveleiro.
A AMFOR oferece acesso a informação, melhor relacionamento, comunicação e troca de experiências entre as empresas. Promove certificações de qualidade com soluções sustentáveis e a garantia de credibilidade de se associados diante do mercado.


Como parte integrante do Sistema FIEC (Federação das Indústrias do Estado do Ceará – FIEC), os associados ao Sindmóveis, além da Estrutura Física, passam a ter acesso aos inúmeros benefícios, serviços e vantagens concedidos pelo próprio Sindicato, com preços subsidiados e em alguns casos gratuitos:
  • AUDITÓRIOS
  • SALAS DE REUNIÕES
  • ASSESSORIA JURÍDICA
  • ORGANIZAÇÃO DE MISSÕES EMPRESARIAIS
  • ORGANIZAÇÃO DE RODADA DE NEGÓCIOS
  • ESTUDO DE MERCADO
  • SERVIÇOS DO SISTEMA FIEC
    • SESI (Serviço Social da Indústria)
    • SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
    • IEL (Instituto Euvaldo Lodi)
    • CIN (Centro Internacional de Negócios)

----------------------------------------------------------------
Texto: Ronisio Maia